No Ilhéu das Rolas (1)


Embora o resort não tivesse muita gente, nós fomos alojados na última linha dos bungalows a mais de 500 metros da recepção, sem telefone e com o aparelho de ar condicionado avariado, nos limites da propriedade. A reclamação na recepção de nada valeu, mas um telefonema para Portugal resolveu o problema em minutos e fomos transferidos para a primeira linha, junto à praia e à piscina.

DICA: É conveniente ter amigos que trabalhem para o Grupo Pestana. A cunha funciona em São Tomé e Príncipe exactamente como aqui em Portugal.










O Pestana Equador (assim se chama o complexo hoteleiro do Ilhéu das Rolas) é um amplo conjunto de bungalows, bem distribuidos ao logo de uma das praias.
Tem uma grande piscina de água salgada, dois bares e um restaurante.
De uma forma geral é muito agradável, embora se notem algumas deficiências, nomeadamente em termos de manutenção e direcção operacional, que deveriam ser corrigidas.
Não é admissível, por exemplo, que o funcionamento dos bares não seja em período alargado e que os clientes tenham que estar sujeitos ao horário normal de um restaurante que serve as 3 principais refeições e fica longe.
Em certas horas do dia não há onde tomar um café ou beber um refresco.
É certo que estamos em África, mas isso não é desculpa para que aquele complexo não esteja ao nível dos que vemos nas Caraíbas ou na América do Sul.
O espaço envolvente nada fica a dever a esses outros e São Tomé e Príncipe merece-o.

DICA: Não aconselho, de forma alguma, a irem com pensão completa. O restaurante é tão longe que, por vezes, nem o pequeno almoço apetece ir lá tomar.





Mas vale a pena ir lá, pelo menos uma vez.
Deixe o relax na piscina, suba a escadaria e vá, porque a paisagem é muito, muito bonita.



8 comentários:

  1. Boa noite Sr. Reis, gostámos da sua descrição do hotel e ficámos com vontade de lá ir. No entanto não gostamos de comer no hotel e como disse que ficava longe dos quartos.... Seria possível dizer-nos se há alternativas/restaurantes ali por perto? Experimentou? Qual a sua opinião sobre a relação qualidade/preço ? Muito obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É difícil responder quando não de conhecem as pessoas, a sua idade, o seu estilo de vida, o espírito com que decidem ir a S. Tomé.
      Aquilo a que chamamos "restaurantes" na Europa, não existem de todo. Não há um carro, nem sequer uma moto.
      Mas há casas, até numa praia ao lado do resort, que servem alimentos baratos e bons. Há quem, se disser que quer uma garoupa, seja capaz de calçar umas barbatanas, uns óculos e um tubo de respiração e, momentos depois, a traga na ponta do arpão para a cozinhar para si.
      Não se esqueça que vai para África, maravilhosa sim, mas pura e dura !!!
      Peça alojamento na primeira linha junto à piscina.
      Leve rebuçados para dar aos miúdos e isqueiros para os adultos. Eles adoram.
      Não compare este com os resorts da Caraíbas.
      Se for com espírito de aventura vai gostar. Se não o entender assim, mais vale a pena não ir.
      Vá dando noticias.

      Eliminar
    2. Ai está um orientação perfeita! Vivi em STP e, quando me perguntam o que acho de irem de férias é exatamente o que lhes digo!
      Só não aconselho os rebuçados!

      Eliminar
  2. Ando a pesquisar sobre S. Tomé e Príncipe e encontrei os seus comentários que me despertaram ainda mais o interesse em lá ir.

    ResponderEliminar
  3. por favor, não dar doces para as crianças! ensina-os a implorar e assediar estrangeiros. finalmente, os moradores apenas tratar os estrangeiros como dispensadores de doces e dinheiro livre, e não apenas seres humanos. eu sei que você já viu isso em outros países. também, doces não ajudá-los. se você gosta de ajudar as pessoas e fazê-los felizes, é melhor para doar a uma organização de caridade, ou voluntário. mas também, eu quero dizer muito obrigado por suas fotos e seu site. Estou realmente gostando.

    ResponderEliminar
  4. Bom dia, estava a pensar viajar para o ilheu das rolas mas so veto comentarios negativos sera assim?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depende do que quer. Duas coisas lhe aconselho: 1 - Não vá com tudo incluído porque se vai fartar de subir até ao restaurante; 2 - Peça um bungalow na primeira linha e nunca para a parte da selva.
      O meu conselho é dois ou três dias no Ilhéu e o resto em S. Tomé.

      Eliminar